Desenho
História:
O desenho é
um suporte artístico ligado à produção de obras bidimensionais, diferindo,
porém, da pintura e da gravura.
O desenho
tem sido um meio de manifestação estético e uma linguagem expressiva para o
homem desde os tempos pré-históricos. Desenho,é uma palavra de
origem portuguesa.
A partir do
Século XV, paralelamente à popularização do papel, o desenho começou a
tornar-se o elemento fundamental da criação artística, um instrumento básico
para se chegar à obra final (sendo seu domínio quase uma virtude secundária
frente às outras formas de arte). Com a
descoberta e sistematização da perspectiva, o desenho virá a ser, de fato, uma forma de conhecimento e será tratado como tal por diversos artistas, entre os quais destaca-se Leonardo da Vinci.
descoberta e sistematização da perspectiva, o desenho virá a ser, de fato, uma forma de conhecimento e será tratado como tal por diversos artistas, entre os quais destaca-se Leonardo da Vinci.
Mestres do
desenho nos séculos XV e XVI incluem Leonardo da Vinci, Albrecht Dürer,
Michelângelo e Rafael. No século XVII, destacam-se Claude, Nicolas Poussin,
Rembrandt e Peter Paul Rubens. No século XVIII, Jean-Honoré Fragonard,
Francisco Goya, Giovanni Battista Tiepolo, e Antoine Watteau. No XIX, Jacques
Louis David, Edgar Degas, Theodore Gericault, Odilon Redon, Henri de
Toulouse-Lautrec, Paul Cézanne e Vincent Van Gogh. Finalmente, no século XX,
pode-se destacar Max Beckmann, Willem de Kooning, Jean Dubuffet, Arshile Gorky,
Paul Klee, Oscar Kokoschka, Henri Matisse, Jules Pascin, Pablo Picasso.
Entre os
suportes artísticos tradicionais, três deles manifestam-se em duas dimensões: o
próprio desenho, a gravura e a pintura. Embora o resultado formal de cada um
deles seja bastante diferente (embora o desenho e a gravura sejam similares), a
grande diferença entre eles se encontra na técnica envolvida.
A gravura
difere do desenho na medida em que ela é produzida pensando-se na sua impressão
e reprodução. Seus meios mais comuns de confecção são a xilogravura (em que a
matriz é feita de madeira), a litogravura (cuja matriz é composta de algum tipo
de pedra), a gravura propriamente dita (cuja matriz é metálica) e a Serigrafia
(cuja matriz é uma tela) uma técnica de imprimir sobre tecido. Existe ainda uma
técnica chamada monotipia, mais próxima da pintura, na qual se obtém apenas uma
impressão.
A composição
pictórica expressa pelo desenho pode representar situações e realidades
diversas: aquilo que o artista vê quando desenha, uma cena lembrada ou
imaginada, uma realidade abstrata ou, no caso do desenho automático (proposto
pelos surrealistas), pode vir a surgir com o movimento livre da mão do artista
através do papel (ou de outra superfície).
Desde a
década de 1990 o computador tem se tornado um instrumento importante na
produção e acabamento de desenhos. Originalmente ele era usado principalmente
para simular as técnicas e os materiais supracitados, mas nos últimos anos tem
sido desenvolvidas linguagens próprias da ilustração em tela.
Modalidades de desenho:
O desenho
não é necessariamente sempre um fim em si mesmo, podendo vir a assumir uma
função ou caracterizar-se como mediação para outro fim. Entre as várias
modalidades possíveis de desenho, incluem-se:
Desenho
geométrico - estudo padronizado e normatizado do desenho em duas dimensões,
voltado à representação plana de entes geométricos para a simples exibição ou
resolução geométrica de problemas de Matemática.
Desenho
projetivo - estudo padronizado e normatizado do desenho em duas dimensões
acerca de entes de três dimensões. É composto de variações como o desenho
técnico (representação de elementos tridimensionais em duas dimensões, voltado
primordialmente para a exibição em si), Geometria descritiva (representação de
elementos tridimensionais em duas dimensões, voltado principalmente para a
determinação da verdadeira grandeza de ângulos, distâncias e áreas).
Desenho
arquitetônico - desenho voltado especialmente ao projeto de arquitetura.
Ilustração -
um tipo de desenho que pretende expressar alguma informação, normalmente
acompanhado de outras mídias, como o texto.
Croquis ou
esboço - um desenho rápido, normalmente feito à mão sem a ajuda de demais
instrumentos que não propriamente os de traçado e o papel, feito com a intenção
de discutir determinadas ideias gráficas ou de simplesmente registrá-las.
Normalmente são os primeiros desenhos feitos dentro de um processo para se
chegar a uma pintura ou ilustração mais detalhada. Os croquis são muito usados
por estilistas de moda. Modelo vivo - ilustração feita a partir de cópia do
natural, tendo-se como tema o corpo ou a situação vivida por um modelo.
Desenhadores
historicamente importantes:
Leonardo da Vinci - Mestre renascentista,
usava o desenho como instrumento para compreender a realidade.
Albrecht Dürer - Mestre do desenho e
gravura renascentista. Seu desenho teve especial importância no desenvolvimento
da ilustração através da gravura.
Filippo
Brunelleschi - Arquiteto renascentista, atribui-se a ele as regras para o
desenho em perspectiva com um ponto de fuga.
Rembrandt - Mestre do desenho e gravura
barroca, conhecido por seus estudos de claro-escuro.
Michelângelo
Buonarroti - Mestre renascentista cujo desenho expressivo não segue
necessariamente a harmonia do Renascimento.
Ingres - O grande mestre do desenho na
França do século XIX.
M. C. Escher - Mestre do desenho e da
gravura cujo trabalho é baseado em questões de percepção visual e do desenho na
geometria.
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