domingo, 5 de abril de 2015

Teatro



                           Teatro

A palavra teatro vem do grego (théatron),é uma forma de arte em que um ator ou um conjunto de atores , interpreta uma história ou atividades para o público em determinado lugar com auxilio de dramaturgos ou de situações improvisadas , de diretores e técnicos o espetáculo tem como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público. Também denomina-se teatro o edifício onde se desenvolve esta forma de arte, podendo também ser local de apresentações para a dança, recitais, etc. O Teatro divide-se em cinco gêneros: Trágico, Dramático, Cômico, Musical e Dança.O gênero Trágico imita a vida por meio de ações completas. O Drama
descreve os conflitos humanos. A comédia apresenta o lado irônico e contraditório. O Musical é desenvolvido através de músicas, não importa se a história é cômica, dramática ou trágica. E a dança utiliza-se da música e das expressões propiciadas pela “mímica”.
   
  




O teatro apareceu na Grécia Antiga, no séc. IV a.C., em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria. Em seu desenvolvimento, o teatro passa a representar lendas referentes aos deuses e heróis.




O teatro no Brasil surgiu no século XVI, tendo como motivo a propagação da fé religiosa.
  














Gil Vicente é considerado o fundador do teatro português, no século XVI.

 



Realismo e Naturalismo no teatro:
Até o século XVIII o teatro era frequentado pelo povo e essa realidade foi se modificando, a burguesia começou a ser maioria nas plateias e o teatro passou a mostrar as realidades burguesas com temas como a vida social, o casamento, o dinheiro entre outros. As representações também começaram a ser mais naturais, mostrando pessoas comuns, mais próximas da vida real.
  O Teatro hoje:
Dá para perceber que, com tantas influências, o teatro de hoje é uma arte muito rica. Existe a ópera, o teatro de bonecos,o teatro do mágico ,os musicais,os recitais ,o teatro feito em espaços alternativos, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário