Cinema
Conheça essa
complexa manifestação estética a qual muitos chamam de a 7ª Arte, a data de 28
de Dezembro de 1895, é especial no que refere ao cinema, e sua história. Neste
dia, no Salão Grand Café, em Paris, os Irmãos Lumière fizeram uma apresentação
pública dos produtos de seu invento ao qual chamaram Cinematógrafo. O evento causou comoção nos 30 e poucos presentes, a notícia se alastrou e, em pouco tempo, este fazer artístico conquistaria o mundo e faria nascer uma indústria multibilionária. O filme exibido foi "L'Arrivée d'un Train à La Ciotat"(A chegada de um trem em La Ciotat).
Baseado na
invenção de Edison, Auguste e Louis Lumière inventaram o cinematógrafo, um
aparelho portátil que consistia num aparelho três em um (máquina de filmar, de
revelar e projetar).
Quando o cinema chegou ao Brasil:
A primeira
exibição de cinema no Brasil aconteceu em 8 de julho de 1896, no Rio de
Janeiro, por iniciativa do exibidor itinerante belga Henri Paillie. Naquela
noite, numa sala alugada do Jornal do Comercio, na Rua do Ouvidor, foram
projetados oito filmes de cerca de um minuto cada, com interrupções entre eles
e retratando apenas cenas pitorescas do cotidiano de cidades da Europa.Um ano
depois já existia no Rio uma sala fixa de cinema, o "Salão de Novidades
Paris",de Paschoal Segreto.
Cinema mudo:
Desde o início,
inventores e produtores tentaram casar a imagem com um som sincronizado. Mas
nenhuma técnica deu certo até a década de 20. Assim sendo, durante 30 anos os
filmes eram praticamente silenciosos sendo acompanhados muitas vezes de música
ao vivo, outras vezes de efeitos especiais e narração e diálogos escritos
presentes entre cenas. Tendo destaque para Charles Chaplin, considerado uma das
figuras mais importantes no cinema mudo.
Em janeiro
de 1914 foi exibido "Photo-Drama of Creation", um filme com mais de 8
horas de duração apresentado e narrado por Charles Taze Russell, fundador do
movimento religioso dos Estudantes da Bíblia e da Sociedade Torre de Vigia.
Na França,
os cineastas entre 1919 e 1929 começaram um estilo chamado de Cinema
Impressionista Francês ou cinema de vanguarda (avant garde em francês).
Na Alemanha
surgiu o expressionismo alemão donde se destacam os filmes "Das Cabinet
des Dr. Caligari" (O gabinete do doutor Caligari) de 1920 do diretor
Robert Wiene, "Nosferatu", "Phantom" ambos de 1922 e do
diretor Friedrich Wilhelm Murnau e Metrópolis de Fritz Lang de 1927.
Na Espanha
surgiu o cinema surrealista donde se destacou o diretor Luis Buñuel. "Un
Perro andaluz" (ou "Um Cão Andaluz" em português) de 1928 foi o
filme que mais representou o cinema surrealista de Buñuel.
Na Rússia se
destacou o cineasta Serguei Eisenstein que criou uma nova técnica de montagem,
chamada montagem intelectual ou dialética. Seu filme de maior destaque foi
"O Couraçado Potemkin" (O Encouraçado Potemkin) de 1925.
O
dinamarquês Carl Theodor Dreyer, roda "Le Passion de Jeanne D'arc",
um filme mudo de 1928 com a atriz Maria Falconetti no papel de Joana.
Considerado por alguns um dos melhores filmes de todos os tempos. O filme dá
valor à expressão facial. Foi filmado na França.
A era do som:
Até então já
haviam sido feitos experimentos com som mas com problemas de sincronização e
amplificação. Em 1926, a Warner Brothers introduziu o sistema de som Vitaphone
(gravação de som sobre um disco) até que em 1927, a Warner lançou o filme
"The Jazz Singer", um musical que pela primeira vez na história do
cinema tinha alguns diálogos e cantorias sincronizados aliados a partes
totalmente sem som; então em 1928 o filme "The Lights of New York" (também
da Warner), se tornaria o primeiro filme com som totalmente sincronizado. O som
gravado no disco do sistema Vitaphone foi logo sendo substituído por outro
sistema como o Movietone da Fox, DeForest Phonofilm e Photophone da RCA com
sistema de som no próprio filme.
O Beijo,
lançado em 1929 e protagonizado pela atriz sueca Greta Garbo, foi o último
filme mudo da MGM e o último da história de Hollywood, com exceção de duas
jóias raras de Chaplin: Luzes da Cidade e Tempos Modernos.
No final de
1929, o cinema de Hollywood já era quase totalmente falado. No resto do mundo,
por razões econômicas, a transição do mudo para o falado foi feito mais
lentamente. Neste mesmo ano já lançado grandes filmes falados como
"Blackmail" de Alfred Hitchcock (o primeiro filme inglês falado),
"Applause" do diretor Rouben Mamoulian (um musical em preto e branco)
e "Chinatown Nights" de William Wellman (mesmo diretor de "Uma
estrela nasce" de 1937). Foi também no ano de 1929 criado o prêmio Oscar
ou Prêmios da Academia que serve até os dias atuais como premiação aos melhores
do cinema.
Criatividade:
O uso do som
fez com que o cinema se diversificasse mais em termos de gêneros. Dessa nova
tecnologia nascia o musical e também algumas comédias. E do casamento dos dois
surgia a comédia musical.
Anos 30:
Filmes
históricos ou bíblicos na maioria das vezes caminharam de mãos dadas. Dentre os
que misturavam este dois gêneros se destacaram "Os dez mandamentos"
(versão original de 1923), "Rei dos Reis" de 1932 e Cleópatra de
1934.
Filmes de
gangsters se tornaram populares como por exemplo "Little Caesar" e
"The Public Enemy" ambos de 1931. Este tipo de filme foi fortemente
influenciado pelo Expressionismo Europeu. Talvez o ator que mais se destacou
neste gênero foi Humphrey Bogart.
O gênero
ficção cinetífica já existente desde o cinema mudo foi se desenvolvendo cada
vez mais com a produção de clásicos como "Drácula" (com Bela Lugosi)
de 1931 e "Frankenstein" (com Boris Karloff) do mesmo ano.
em 1933 A
comédia anarquica sem sentido dos Irmãos Marx.
Em 1939 os
maiores êxitos do cinema foram "O Maravilhoso Mágico de Oz" e o
"Gone with the Wind" ("E tudo o vento levou" "E o
vento levou").
A indústria
cinematográfica atual é um mercado exigente e promissor para diferentes áreas
do saber. Não são apenas os atores e atrizes que brilham nas cenas que são
apresentadas a um público local e internacional, pois a realização de um filme
precisa englobar uma equipe de trabalho. Na construção e realização de um filme
existem os seguintes profissionais: o “roteirista” que escreve a história e as
narrativas dos personagens, ou melhor, os diálogos; o “diretor” que tem a
função de coordenar, direta e indiretamente, o trabalho de todas as pessoas
envolvidas com o filme, da concepção à finalização; o “diretor de fotografia”,
um profissional de artes visuais com sensibilidade e competência para decidir
como iluminar uma cena, que lentes serão melhores para determinados ângulos, o
tipo de filme a ser rodado, entre outras atribuições; há quem seja responsável
pela trilha sonora do filme, que é o “compositor musical”, ele é quem fica
responsável por contribuir para o clima pretendido pelo diretor; O “produtor” é
a pessoa ou grupo de pessoas que se encarrega de viabilizar a realização do
filme, buscando patrocínios e parcerias, e ainda, tratando da parte burocrática
que envolve toda a equipe. Há também uma equipe de técnicos/especialistas que são fundamentais junto aos
profissionais já apresentados, que são: o “técnico de efeitos especiais” cuja
tarefa é realizar efeitos visuais e sonoros às cenas já filmadas, inclusive
utilizando inserção de efeitos posteriores por computador; o “técnico de som”, que
cuida dos diferentes microfones durante as gravações, cuidando para que só haja
a captação do que se julgue essencial; o “operador de câmera” que fica
responsável por focar os ângulos solicitados pelo diretor; e os “editores” ou
“montadores”, que trabalham numa ilha de edição, juntos com o diretor ou
orientados por um mapa organizado pelo próprio diretor, onde se encontra
organizados as cenas, os sons, a trilha sonora, entre outros parâmetros
qualitativos e quantitativos de finalização do filme. Outros profissionais como
coreógrafos, figurinistas, e maquiadores são essenciais em determinadas
produções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário