Pintura
A pintura
refere-se genericamente à técnica de aplicar pigmento em forma pastosa, líquida
ou em pó a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e
texturas.
Em um
sentido mais específico, é a arte de pintar uma superfície, tais como papel,
tela, ou uma parede (pintura mural ou de afrescos).
Diferencia-se
do desenho pelo uso dos pigmentos líquidos e do uso constante da cor, enquanto
aquele apropria-se principalmente de materiais secos.
Na pintura,
um dos elementos fundamentais é a cor. A relação formal entre as massas
coloridas presentes em uma obra constitui sua estrutura básica, guiando o olhar
do espectador e propondo-lhe sensações de calor, frio, profundidade, sombra,
entre outros. Estas relações estão implícitas na maior parte das obras da
História da Arte e sua explicitação foi uma bandeira dos pintores abstratos ou
não-figurativos. A cor é considerada por muitos artistas como a base da imagem.
Técnica:
Toda pintura
é formada por um meio líquido, chamado médium ou Substâncias aglutinante, que
tem o poder de fixar os pigmentos (meio sólido e indivisível) sobre um suporte.
A escolha
dos materiais e técnicas adequadas está diretamente ligada ao resultado
desejado para o trabalho e como se pretende que ele seja entendido.
O suporte
mais comum é a tela (normalmente feita com um tecido tensionado sobre um chassi
de madeira), embora durante a Idade Média e o Renascimento o afresco tenha tido
mais importância.
O papel é
suporte comum para a aquarela e o guache, e eventualmente para a tinta
acrílica.
As técnicas
mais conhecidas são: a pintura a óleo, a tinta acrílica, o guache, a aquarela,
a caseína, a resina alquídica, o afresco, a encáustica e a têmpera de ovo. É
também possível lidar com pastéis e crayons, embora estes materiais estejam
mais identificados com o desenho.
Gêneros:
Auto Retrato
Ícone
Natureza morta
Paisagem
Pintura de gênero
Retrato
História:
A pintura
acompanha o ser humano por toda sua história. Ainda que durante o período grego
clássico não tenha se desenvolvido tanto quanto a escultura, a Pintura foi uma
das principais formas de representação dos povos medievais, do Renascimento até
o século XX.
Mas é a
partir do século XIX com o crescimento da técnica de reprodução de imagens,
graças à Revolução Industrial, que a pintura de cavalete perde o espaço que
tinha no mercado.
Até então a
gravura era a única forma de reprodução de imagens.
Mas com o
surgimento da fotografia, a função principal da pintura de cavalete, a
representação de imagens, enfrenta uma competição difícil.
No século XX
a pintura de cavalete se mantém através da difusão da galeria de arte.
Mas a
técnica da pintura continua a ser valorizada por vários tipos de designers
(ilustradores, estilistas, etc.), especialmente na publicidade. Várias formas
de reprodução técnica surgem nesse século, como o vídeo e diversos avanços na
produção gráfica.
é com o
advento da computação gráfica que a técnica da pintura se une completamente à
fotografia. A imagem digital, por ser composta por pixels, é um suporte em que
se pode misturar as técnicas de pintura, desenho, escultura (3D) e fotografia.
A partir da
revolução da arte moderna e das novas tecnologias, os pintores adaptaram
técnicas tradicionais ou as abandonaram , criando novas formas de representação
e expressão visual.
Pintura figurativa e abstrata:
A pintura
manifestar-se-á como um conjunto de cores e luz.
Quando o
artista pretende pintar num quadro uma realidade que é familiar, natural e
sensível ou interna, a pintura é essencialmente a representação pictórica de um
tema: é uma pintura figurativa. O tema pode ser uma paisagem (natural ou
imaginada), uma natureza morta, uma cena mitológica ou cotidiana.
A partir das
pesquisas de Paul Cézanne, os artistas começaram a perceber que era possível
lidar com realidades que não necessariamente as externas, dialogando com
características dos elementos que são próprios da pintura, como a cor, a luz e
o desenho. Com o aprofundamento destas pesquisas, Wassily Kandinsky chegou à
abstração total em 1917. A pintura abstrata não procura retratar objetos ou
paisagens, pois está inserida em uma realidade própria.
A abstração
pode ser, porém, construída, manifestando-se em uma realidade concreta porém
artificial.
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