Dança
A dança é
uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da
música. No antigo Egito já se realizava as chamadas danças astroteológicas em
homenagem a Osíris.
Na Grécia, a
dança era freqüentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos.A dança
se caracteriza pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos
(coreografia) ou improvisados (dança livre).
Atualmente, a dança se manifesta nas ruas em eventos como "Dança em Trânsito", sob a forma de vídeo, no chamado "vídeodança", e em qualquer outro ambiente em que for contextualizado o propósito artístico.
Desde 1982,
no dia 29 de abril, comemora-se o dia internacional da dança, instituído pela
UNESCO em homenagem ao criador do balé moderno, Jean-Georges Noverre.
O Japão
preservou o caráter religioso das danças. Até hoje, elas são feitas nas
cerimônias dos tempos primitivos.
Em Roma, as
danças se voltaram para as formas sensuais, em homenagem ao deus Baco (deus do
vinho), e dançava-se em festas e bacanais.
História
da dança:
O surgimento
da dança, se difundindo ainda
na Pré-História, quando os homens batiam os pés no chão.
No século
XVI surgiram os primeiros registros das danças, em que cada localidade
apresentava características próprias. No século XIX surgiram as danças feitas
em pares, como a valsa, a polca, o tango, dentre outras. Estas, a princípio,
não foram aceitas pelos mais conservadores, até que no século XX surgiu o rock
and roll, que revolucionou o estilo musical e, conseqüentemente, os ritmos das
danças.
Dança e
educação
A dança no
contexto educacional brasileiro aparece como conteúdo da disciplina Artes e nas
atividades rítmicas e expressivas da Educação física.Na disciplina Arte a dança
é trabalhada como atividade e linguagem artística, forma de expressão,
socialização, como conceito e linguagem estética de arte corporal.
Já na
educação física o propósito da dança é diferente podendo até se inserir como
cultura corporal de movimento humano.
Na educação
física a dança é utilizada de forma instrumental, assim como a ginástica, os
esportes e as lutas, deve enfocar o aspecto motor, biopsicossocial, como forma
de atividade para condicionamento físico, emagrecimento, bem estar e saúde.
Pode ser verificado em clubes, academias e demais espaços de lazer e ginástica.
Os
bacharelados em Dança que qualificam profissionais de dança, seja o artista
bailarino, dançarino ou coreógrafo e ainda as licenciaturas em Dança que forma
os professores de dança.
No Brasil, a
formação para professores e artistas de dança é adquirida nos cursos superiores
de dança (bacharelados e licenciaturas).
O surgimento
das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, em que as pessoas
faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros
registros dessas danças mostram que elas surgiram no Egito, há dois mil anos
antes de Cristo.
Nas cortes
do período renascentista, as danças voltaram a ter caráter teatral, que estava
se perdendo no tempo, pois ninguém a praticava com esse propósito. Praticamente
daí foi que surgiram o sapateado e o balé, apresentados como espetáculos
teatrais, onde passos, música, vestuário, iluminação e cenário compõem sua
estrutura.
Classificação
e gêneros:
Várias
classificações das danças podem ser feitas, levando-se em conta diferentes
critérios.
Quanto ao
modo de dançar:
dança solo
(ex.: coreografia de solista no balé, sapateado, semba);
dança em
dupla (ex.: tango, salsa, valsa, forró,etc).
dança em
grupo (ex.: danças de roda, sapateado, gavota).
Quanto a
origem:
dança folclórica (ex.: catira, carimbó,
reisado,etc).
dança
histórica (ex.: sarabanda, bourré, gavota,etc).
dança
cerimonial (ex.: danças rituais indianas,etc).
dança étnica
(ex.: danças tradicionais de países ou regiões).
Quanto a
finalidade:
dança cênica
ou performática (ex.: balé, dança do ventre, sapateado, dança contemporânea);
dança social (ex.: dança de salão, axé,
tradicional);
dança religiosa/dança profética (ex.: dança
sufi).
dança
coreografada (ex.: Casamento, Debutantes, Bodas).
Nos países
do Oriente Médio a dança do ventre é muito difundida; e no Brasil, o funk e o
samba são populares.
Competições
de dança:
Uma
competição de dança é um evento organizado em que os concorrentes executam
danças perante um juiz ou juízes visando prêmios e, em alguns casos, prêmios em
dinheiro. Existem vários tipos principais de competições de dança, que se
distinguem principalmente pelo estilo ou estilos de dança executados. Os
principais tipos de competições de dança incluem:
Dança
competitiva, em que uma variedade de estilos de danças teatrais, como dança
acro, balé, jazz8 , hip hop, dança lírica e sapateado, são permitidos.
Competições
abertas, que permitem uma grande variedade de estilos de dança. Um exemplo
disto é o popular programa de TV So You Think You Can Dance.
Dança
esportiva, que é focada exclusivamente em dança de salão e dança latina.
Exemplos disso são populares programas de televisão Bailando por um Sonho e
Dancing with the Stars.
Hoje, há
vários concursos de dança na televisão e na internet.
Competições de estilo único, como dança
escocesa, dança de equipe (dance squad) e dança irlandesa, que só permitem um
único estilo de dança.
Estudos e
técnicas de dança:
No início
dos anos 1920, os estudos de dança (dança prática, teoria crítica, análise
musical e história) começaram a ser considerados uma disciplina acadêmica. No
final do século XX, esses estudos são parte integrante de muitos programas de
artes e humanidades das universidades, incluindo:
prática
profissional: performance e habilidades técnicas
prática de
pesquisa: coreografia e performance
etnocoreografia,
abrangendo os aspectos de dança relacionados com antropologia, estudos
culturais, estudos de gênero, estudos de área, teoria pós-colonial, etnografia
etc.
dançaterapia
ou terapia por movimentos de dança.Dança e tecnologia: novos meios de
comunicação e o desempenho de tecnologias.
Análise de
Movimento de Laban e estudos somáticos.
Feliz Dia
Internacional da Dança !!!
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